Taekwondo

Um pouco de história...

Alguns pesquisadores consideram que a origem do Taekwondo remonta mais de 2100 anos, sendo originário do aprimoramento, unificação e padronização de outras artes marciais, como o Soo Bak, Tae Kyon, Tang Soo Do, praticadas nos reinos coreanos. Os treinamentos desenvolviam diversas habilidades, como o uso de arco e flecha, atirar lanças, manejar de espadas e, no caso da ausência de armas, a luta corporal com o uso predominante das pernas.

Em 1955, o general Choi Hong Hee conseguiu reunir e unificar as várias escolas de artes marciais coreanas ancestrais e as batizou com o nome de Taekwondo. Em 1965, os melhores mestres de Taekwondo foram enviados para divulgar a arte marcial pelo mundo. A primeira academia fundada no país foi na cidade de São Paulo, em 8 de agosto de 1970, e ainda hoje permanece ativa. A Academia Liberdade é sede da FETESP, Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo, órgão máximo do esporte em nosso estado.

Em Bauru, o Taekwondo iniciou suas atividades em 1º de agosto de 1973 pelo Mestre Young Nam Choi, sendo a 5ª cidade do Brasil a receber a modalidade. Anos mais tarde, Choi retornou à Coreia do Sul, e o Mestre Kun Mo Bang (um dos introdutores no Brasil) assumiu a responsabilidade mantendo o legado de conhecimento e sabedoria, formando o discípulo Mestre Mauro Hideki Fujiyama, que formou o Mestre Vitor Souza.

A palavra “Taekwondo” significa literalmente “caminho dos pés e das mãos”. Os princípios do esporte são: cortesia (educação e respeito); integridade (honestidade e justiça); perseverança (nunca desistir de nenhum objetivo); domínio sobre si (lutar contra os desejos do corpo); e espírito indomável (nunca se entregar perante o inimigo).

Esporte Olímpico

O Taekwondo participou dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de demonstração. Em 2000, em Sydney, tornou-se oficialmente um esporte olímpico, mostrando ao mundo a beleza e destreza de seus movimentos combinados a disciplina e respeito.

Saiba mais sobre a história do Taekwondo nos sites Taekwondo Brasil e Fetesp.